Projecto VER-FAZER_2022-23

Projecto VER-FAZER_2022-23

Até dia 24 de Janeiro, 29 turmas do ensino básico do concelho do Fundão, num total de 535 alunos, participam activamente nesta actividade de mediação de públicos da ESTE - Estação Teatral que irá culminar no final de Maio com a estreia do nova criação da companhia.

Ver-Fazer é o projecto pedagógico que a ESTE tem vindo a desenvolver nos últimos 18 anos junto das escolas do 1° Ciclo do Município do Fundão. Todos os anos se adapta aos contextos e se desenvolve, mantendo a sua matriz de impulsionador sinergético entre a Companhia e a comunidade escolar. Esta actividade preenche um espaço, comummente desprovido nas escolas e assenta na experiência da Companhia em criar objectos artísticos não para as escolas, mas com as escolas, numa relação de proximidade com alunos, professores e familiares.

VER-FAZER em 2023 terá três fases distintas:

Na primeira fase os actores deslocar-se-ão à sala de aula para mostrar a cada turma uma pequena improvisação (apróx. 10/15 min) recorrendo apenas ao corpo do actor e às suas inúmeras possibilidades. De imediato, e ainda na sala de aula, os actores tentarão materializar nas improvisações seguintes as sugestões e ideias decorrentes da análise à primeira apresentação. Será ainda entregue aos professores uma pequena lista com perguntas orientadas e um link com acesso ao vídeo da improvisação inicial para que os familiares com disponibilidade e interesse possam também contribuir com trabalhos e ideias durante o processo de criação. As sugestões desenvolvidas no contexto familiar poderão ser concretizadas em qualquer formato (textos, desenhos, colagens, vídeos, improvisações, entre outros). Esta colaboração opcional será sempre muito bem-vinda e tem como objectivo alargar o diálogo e o processo artístico à comunidade envolvente.

A segunda fase, por sua vez, estará assente na exploração das propostas decorrentes da primeira fase, com o intuito de se finalizar uma dramaturgia e criarmos um objecto artístico final recorrendo a todas as possibilidades que uma sala de espectáculos oferece: luz, cenografia, sonoplastia, figurinos, entre outras. Esta fase caracteriza-se pela apresentação final do trabalho desenvolvido com os alunos, no Auditório da Moagem, aberto à participação dos respectivos familiares.

Toda esta experiência com as escolas irá desembocar numa terceira fase que consiste na construção de um espectáculo para o público em geral. Tiago Poiares (actor e pedagogo) será o responsável pela direcção artística e pedagógica nas primeiras fases e, posteriormente, pela encenação, procurando criar um espectáculo que saia da esfera de um público específico e que, considerando a noção de públicos”, englobe um público mais abrangente. Os actores serão Joana Poejo e Samuel Querido, ambos residentes na Companhia e bastante identificados com este projecto pedagógico.


Na edição deste ano lectivo participam 29 turmas das seguintes escolas:

. Agrupamento de Escolas do Fundão – St.Teresinha e Valverde

. Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto – Srª da Conceição; Alcaide; Serra da Gardunha; Telhado; Tílias; Soalheira; Vale de Prazeres; Donas; Atalaias; Castelejo e Souto da Casa.